A Região

Atividades e Locais a Visitar
Carregal do Sal caracteriza-se como um Concelho rico em termos culturais. Disso são prova os Solares e Casas Solarengas dos séculos XVII -XVIII, as lagaretas e Túmulos rupestres espalhados por várias localidades e as alminhas que são, igualmente, prova inequívoca de um passado histórico que a Câmara Municipal insiste em preservar.

 

Visita ao Museu Municipal
No Museu Municipal de Carregal do Sal encontra os genuínos antecedentes históricos no círculo de cultura de Carregal do Sal, fundado nos anos sessenta do passado século. O acervo do museu é predominantemente constituído por bens culturais de proveniência local. Poder-se-á contemplar uma exposição de pintura moderna que engloba prestigiada geração de pintores como João Hogan; Carlos Botelho, João Aires. A escultura e a arqueologia estão também representadas por um vasto conjunto de obras dos anos setenta e artefactos provenientes de escavações arqueológicas realizadas na década de oitenta e noventa. Neste museu poderemos apreciar a coleção etnográfica e uma coleção de armaria do século XIX.

 

Cristo Rei
Um imponente Cristo Rei é o que se pode ver na vila de Cabanas de Viriato, localizado no miradouro do Passal, antiga moradia do cônsul Dr. Aristides de Sousa do Amaral e Abranches cônsul de Portugal em Bordéus durante o Holocausto.

 

Túmulo de Fernão Gomes de Góis
A Igreja matriz de Oliveira do Conde, monumento nacional, abriga sob o arco gótico-manuelino, o túmulo em pedra de Ançã a estátua jacente do cavaleiro Fernão Gomes de Góis.

 

Dólmen da Orca / Lapa da Orca
Situa-se na aldeia de Fiais da Telha, freguesia de Oliveira do Conde. Trata-se do mais belo e imponente monumento funerário e aquele que provoca um acentuado impacto na paisagem.

 

Casa Aristides Sousa Mendes
A casa onde viveu o cônsul Aristides Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus que durante o holocausto nazi, passou inúmeros vistos salvando a vida a milhares de judeus. A Casa do Passal recebeu em Agosto de 2005 a classificação de Monumento Nacional.


 

Hotel Salinas © Desenvolvido por: Mixlife